Frank Gehry com colaboração do grande da construção Lend Lease, desenharão e construirão um novo edifício de 12 andares para a UTS – Universidade de Tecnologia de Sydney – catalogado como um dos projetos mais emblemáticos de Sidney desde a Opera House.
O edifício, de 320.000 de azulejos na cor café postos à mão, se espera estar finalizado em meados de 2014. Gehry descreveu a estrutura interna do edifico com uma “casa na árvore” desenhara para fomentar o sentido do ‘jogo criativo’.
O edifício será construído no terreno que era a fábrica de Dairy Farmers e receberá mais de 2000 alunos e 390 acadêmicos. Mais informações a seguir.
Os custos do projeto alcançam agora as cifras de $180 milhões, o que no princípio imaginava-se em torno de $150 milhões. O vice-reitor da UTS, Ross Milbourne, atribuiu a quantia alta aos atrasos da escavação e as trocas do complexo trabalho de construção com os azulejos. Será construído ladrilho por ladrilho, ao invés de utilizar uma “cortina de ladrilho”, método muito mais econômico e que se adaptaria melhor ao fluido e ondulante o projeto, disse Milbourne.
A nova Faculdade de Negócios será o primeiro edifício de Gehry na Austrália. O edifício de 12 andares levara o nome de Dr. Chau Chak Wing, um empresário chino-australiano, que doou $20 milhões para a construção e $5 milhões para bolsas acadêmicas.
Cortesia de The Sydney Morning Herald